Considerada uma das maiores belezas europeias dos anos 60 e 70, Jane Birkin ficou para a história da moda. A par da sua carreira, que se dividia entre a música e a representação, a britânica ficou conhecida pelo seu estilo único e irreverente. Estilo despojado, nuances psicodélicas, sua passagem do estilo mais romântico e delicado para o andrógino. Por estes e outros motivos, a atriz acabou por se popularizar e tornou-se um ícone atemporal da moda!
1. Franja
Comecemos pelo momento que antecedeu a uma das transformações mais radicais de Jane Birkin. Entre os anos 60 e 70, ou seja, no auge da sua carreira, a artista apresentava uma delicada e maravilhosa franja a cobrir o seu rosto.
2. Estilo despojado (e autêntico!)
Dona de uma personalidade única e irreverente, a britânica encantava a todos pelas peças masculinas presentes em seu armário. Alfaiataria, jeans e camisas brancas são apenas algumas das muitas peças de marca da atriz.
3. Inspirações psicodélicas
Por conta do seu figurino nos diversos trabalhos que realizava, Jane acabou por adotar um estilo psicodélico no seu cotidiano, materiais metálicos e acessórios geométricos feitos de acrílico.
4. Andrógina
Esta foi a transformação mais radical da artista. Após uma temporada a exibir os seus longos cabelos acompanhados de uma franja, Jane Birkin adotou um estilo andrógino no final da década de 70. Mas não foi só nessa altura que se mostrou neste registro: em 2016, quando tinha 69 anos, a atriz regressou ao mundo da moda com este mesmo visual.
A bolsa mais icônica e desejada de todos os tempos
Foi durante um voo entre Paris e Londres que surgiu a ideia de criar aquela que é uma das bolsas mais icônicas de todos os tempos.
Após os pertences da atriz caírem da sua bolsa "estilo-cesta-de-vime" (reparem nas fotos do post, ela aparece algumas vezes), que em tudo condizia com o seu estilo mais romântico e rústico da época, comentou com o seu companheiro de viagem, Jean-Louis Dumas, que não conseguia encontrar bolsas de couro que a agradassem e tivessem tudo o que pretendia, sobretudo fecho e compartimentos interiores.
** As Birkin Bags são classificadas por tamanho e tipo de couro
Foi aí que o herdeiro da Hermès lhe sugeriu o desafio de criar uma bolsa à sua imagem. Assim, em 1984, nascia a Birkin Bag, a bolsa mais desejada pelas fashionistas até à atualidade.
** Jane Birkin nos dias atuais, lindíssima e sempre charmosa
Como podem constatar, até os bastidores em torno da criação da bolsa em sua homenagem possuem uma história única e distinta, algo que condiz e muito com esta personalidade marcante.
Todas podemos ter um estilo único quando impregnamos o mundo com nossa autenticidade! Somos um mix de "informações", cultura, referências e história. Como consultora de estilo meu trabalho consiste em te ajudar a contar essa história da forma que mais tenha ver com seu objetivo de imagem e mais faça sentido para sua personalidade e lifestyle.
Imagens: Getty Images via Pinterest
Carolina Dias é Consultora de Imagem e Estilo, formada pela escola francesa Ecole Supérieure de Relooking, também é Estilista e Designer de estamparia, atende mulheres de todo o Brasil através de seu Método de Consultoria Presencial e também Online inspirando-as a serem autênticas através de suas próprias essências! Também cria estampas para marcas femininas e para sua própria marca de peças de estamparia exclusiva, a Chocolateria. Criou esse blog para compartilhar inspirações e responder dúvidas que recebe, com a intenção de direcionar quem procura saber como se vestir nas mais variadas ocasiões.