Carolina Dias
Carolina Dias
Sou Consultora de Imagem e Estilo, Estilista e Designer de Moda e Estamparia e há alguns anos criei uma marca de roupas românticas e casuais, a Chocolateria, [...]
Conheça
20 DE fevereiro DE 2017

Vestido Coquetel Para Festas no Verão

Quer estar elegante e confortável? Aposte nas versões atuais do vestido coquetel!

O verão é maravilhoso, época de muitos eventos! Para estar bem vestida como convidada de casamentos, confraternizações, formaturas, aniversários e demais festas aposte em vestidos coquetel.

O vestido coquetel ou cocktail dress nasceu por volta de 1920. Antigamente as mulheres se vestiam para jantares e chás pomposos vestindo espartilhos apertadíssimos; e com o surgimento dos coqueteis após o jantar, um evento despretensioso, pedia uma peça mais “tranquila” – aos padrões da época.

Foi Givenchy que nos 50 popularizou a peça com sua eterna personagem Holly Golightly no filme “Bonequinha de Luxo” (Breakfast at Tiffany’s). Nessa época o comprimento da peça subiu e ganhou volume com a saia godê e assim acontece até hoje, muda de acordo com as tendências, mas mantém sua essência: comprimento (mais ou menos) na altura do joelho e modelagem ajustada ao corpo, com ou sem recorte na cintura.

Holly Golightly – interpretada por Audrey Hepburn –  no filme “Bonequinha de Luxo

O vestido coquetel é uma evolução maravilhosa no que se diz respeito a conforto e atitude. É versátil e tem a formalidade necessária para qualquer tipo de festa, afinal o que define o uso e adequação da peça são os materiais e tecidos. Confira fotos de alguns modelos antigos e como ele foi mudando no decorrer da história:

vestido coquetelCoco Chanel ajusta vestido coquetel de tule em camadas e enfeitado por broche na cintura (1959)

Atualmente o vestido é feito com uma variedade imensa de tecidos e materiais. Para o verão, mangas em tule ou mangas “copinho” ou japonesa. Os modelos mais lindos são os que têm colo e costas à mostra, inclusive a renda e a transparência em determinados locais são super bem-vindos. Os tecidos geralmente são em seda, crepe, cetim e os detalhes em renda ou tule bordado para eventos mais formais ou noturnos. Para o inverno (assunto de um próximo post) os tecidos como lã, veludo e jacquards são os mais elegantes.

Cyntia Rowley


Vestidos: Marchesa e Marchesa Notte


Vestidos: Marchesa e Marchesa Notte


Vestidos: Marchesa e Marchesa Notte

Vestidos: Marchesa e Marchesa Notte

Vestidos: Marchesa e Marchesa Notte

 

Agora você já sabe! Sempre que precisar estar bem vestida para um evento importante e que precise de praticidade e conforto para aproveitar a festa, vá de curtinho; o clássico vestido coquetel. Se gostou me deixa um recadinho! Vou adorar! 😉

❥❥ Já procurou e não encontrou seu vestido de festa ideal? Que tal fazer sob medida? Clica pra saber mais!

Beijos,

Até a próxima!

Carolina Dias é Consultora de Imagem e Estilo, Estilista e Designer de estamparia , atende mulheres de todo o Brasil através de seu Método de Consultoria Presencial e também Online inspirando-as a serem autênticas através de suas próprias essências! Também cria estampas para marcas femininas e para sua própria marca de peças de estamparia exclusiva, a Chocolateria. Criou esse blog para compartilhar inspirações e responder dúvidas que recebe, com a intenção de direcionar quem procura saber como se vestir nas mais variadas ocasiões.

 

 

Deixe seu comentário! :)