Carolina Dias
Carolina Dias
Sou Consultora de Imagem e Estilo, Estilista e Designer de Moda e Estamparia e há alguns anos criei uma marca de roupas românticas e casuais, a Chocolateria, [...]
Conheça
21 DE agosto DE 2017

Como Usar Peças Vintage

Em termos de moda, a busca por peças vintage é uma alternativa entre aquelas pessoas que querem fugir do comum das grandes lojas de varejo. Um item vintage, quando usado corretamente, valoriza o look e expressa personalidade e estilo pessoal. Dificilmente você encontrará outra pessoa com um visual igual ao seu quando incorpora uma peça vintage à sua produção. Para acertar, quando se trata de usar tudo no mesmo look, use com moderação – afinal, nem tudo vira clássico, há peças que é melhor deixar no esquecimento mesmo.

O vintage conta uma história

Nada é mais legal que usar uma peça que conta uma história – sua ou de uma outra época. Uma joia art decò que você ganhou da sua avó, um colar de pérolas herdado de uma tia querida, óculos da primeira geração Ray Ban ao estilo aviador (os primeiros lançados), um cardigã que você achou em uma feirinha retrô e amou à primeira vista, uma bolsa de marca que por acaso encontrou em um brechó: é importante garimpar as suas peças originais. Muitas vezes é difícil achar peças que de fato foram fabricadas em outras épocas. E para incrementar o visual, há muitas marcas que oferecem peças novas ao estilo vintage.

Relacione ao seu gosto e estilo

O vintage tem a ver com personalidade e estilo. Todo mundo tem um estilo de outras épocas que gostaria de usar e que tem a ver com a sua expressão. Não use nada que não tenha a ver com você e não tenha medo de se livrar de uma relíquia da qual não gosta. Não deixe o apego tomar conta: a peça pode ser atemporal e fantástica, mas pode não ter nada a ver com você.

Valorize seu corpo

Escolha peças vintage que contribuam para você expressar a sua real beleza – e este conselho não serve apenas para a moda vintage, mas para qualquer peça do vestuário.

Atenção aos detalhes

Garimpe as peças de brechó, no guarda-roupa de outras pessoas, em lojas fashionistas que trabalham com uma linha mais vintage e nos lançamentos atuais, pois a cada temporada é lançado algo inspirado no passado. Para isso, é necessário que abra mão do preconceito (muitas pessoas ainda têm o pé atrás com peças icônicas vintage) e que entenda um pouco sobre a moda de outros momentos históricos – do motivo destas peças terem feito tanto sucesso – para assim conseguir combiná-las melhor com o seu estilo.

Faça uma releitura/incorpore o vintage à sua própria época

A ideia não é viver na negação de sua própria época, mas sim trazer o retrô para a atualidade, de modo equilibrado. É possível combinar peças vintage com outras mais modernas. Um exemplo disso é o mix and match – para quem não sabe, este é um truque de misturar diferentes estampas e estilos, e que tem uma pegada bem retrô. Fica interessante incorporar as peças e tendências vintage ao visual de modo que ele fique moderno e arrojado.

Imagens: Frock Me  (Feira Vintage que acontece em Londres).

Quando: 03/09/2017 e 15/10/2017

Local: Chelsea Old Town Hall

Sobre a Feira

Os expositores são do Reino Unido e partes da França e totalizam cerca de 60 expositores. Muitos já foram designers de figurinos para filmes e TV ou designers de moda. Cada expositor também tem sua própria especialidade, por exemplo, moda das décadas de 1920 e 1970. Existem marcas conhecidas como a Chanel em oferta. O objetivo é criar uma mistura interessante para cada edição onde há uma longa lista de espera de expositores que desejam participar. Pra quem vai viajar pra lá e ama muito tudo isso, é uma ótima oportunidade de dar uma passadinha!

Carolina Dias é Consultora de Imagem e Estilo, formada pela escola francesa Ecole Supérieure de Relooking, também é Estilista e Designer de estamparia, atende mulheres de todo o Brasil através de seu Método de Consultoria Presencial e também Online inspirando-as a serem autênticas através de suas próprias essências! Também cria estampas para marcas femininas e para sua própria marca de peças de estamparia exclusiva, a Chocolateria. Criou esse blog para compartilhar inspirações e responder dúvidas que recebe, com a intenção de direcionar quem procura saber como se vestir nas mais variadas ocasiões.

 

 

Deixe seu comentário! :)