Carolina Dias
Carolina Dias
Sou Consultora de Imagem e Estilo, Estilista e Designer de Moda e Estamparia e há alguns anos criei uma marca de roupas românticas e casuais, a Chocolateria, [...]
Conheça
27 DE outubro DE 2017

Qual o Papel do Estilista?

São amplas as engrenagens da máquina da moda. Muitos profissionais estão envolvidos em toda a cadeia produtiva, principalmente na indústria. Não vou entrar na discussão de diferenciar estilista x designer de moda - afirmando conceitos de que o designer pensa na funcionalidade de uma roupa e o estilista está ligado na parte artística pois atualmente as funções de ambos se complementam, por uma questão de mercado. Sem contar que a análise seria muito mais ampla do que um simples post, apenas pra resumir, na teoria existem sim algumas diferenças e até cursos diferentes mas na prática os papeis se mesclam. Meu intuito é mostrar o quanto esses dois profissionais com funções similares são essenciais.

O estilista/designer tem função essencial na hora de criar um vestido dos sonhos - a pauta aqui são vestidos e produções menores de ateliê, mas vale para toda a área do vestuário. Eles são os profissionais que participam de todas as etapas da criação de moda, da pesquisa ao desenvolvimento de produto para obter o melhor resultado. E é certo que precisam ter uma boa equipe de modelistas, pilotistas e costureiras (produção), caso contrário, esse resultado não acontece.

Um vestido de festa ou de noiva precisa de costuras e pences; e onde o estilista/designer escolhe fazer essas linhas, influencia diretamente na proporção e estilo da roupa. Eles compreendem como uma roupa é construída, além de saber sobre modelagem do vestuário para entender onde colocar determinada costura, por exemplo. No entanto você só pode quebrar regras se conhece quais são - e é justamente aí que surgem as inovações.

Papel do Estilista

Analisar o corpo da cliente, adequar tecidos e observar junto às informações a personalidade da noiva/madrinha/formanda/convidada, local da festa, entre outros pontos fundamentais para o vestido ideal. Muitas mulheres na hora de fazer um vestido, não entendem o papel do estilista principalmente quando a peça é feita sob medida; porque antigamente para fazer um vestido bastava ir à costureira. Portanto esse tipo de intermediação do estilista - costureira - cliente não é tão compreendida. Mas como disse, a moda é repleta de profissionais em sua engrenagem e um precisa do outro pra tudo funcionar perfeitamente. O estilista/designer tem capacitação para diversas áreas do vestuário, da criação à produção e passará as diretrizes necessárias a costureira que com todo seu conhecimento técnico irá fazer a ideia sair do papel.

Silhueta

Parece tão simples ter que escolher o tamanho de um decote ou o lugar onde a cintura será marcada. Porém, são esses pequenos detalhes que definem a silhueta da peça e a identidade única que cada estilista/designer define para suas roupas.

Falando de Tecidos

Experimente entrar em uma loja de ferramentas sem saber do que se trata. É o mesmo em uma loja de tecidos, tudo parece igual - só que não! E um erro na escolha coloca tudo a perder, principalmente o orçamento - é a velha história do barato sair caro. Existem milhares de tipos de tecidos e o designer/estilista conhece tecidos, materiais têxteis dos mais variados tipos, suas propriedades e funções. Só assim poderá fazer a escolha certa para cada modelo. Além do mais, existem técnicas a serem aplicadas em determinados estilos de tecidos e isso faz toda a diferença.

Curiosidades

Seja na faculdade ou cursos técnicos, variando de uma instituição para outra, mas basicamente essas são algumas matérias que designers/estilistas estudam e se envolvem completamente: pesquisa de tendências; tecnologia da confecção; planejamento de coleção; materiais têxteis; tecnologia têxtil; desenho de moda; modelagem do vestuário; costura; história da Indumentária e da moda; história da arte; desenho de observação; desenho técnico para moda; produção de moda; design de superfície e estamparia; marketing; marketing para moda (pesquisa mercadológica, direcionamento de público-alvo); além dos projetos e laboratórios de criatividade.

Existe costureiro(a)-estilista ou estilista que é costureiro(a)? SIM! É o que mais tem! Mas existe também o estilista que não costura, por tempo ou opção de estilo de trabalho e também o costureiro(a) que não é estilista por N motivos.

O mais interessante é que nenhum designer/estilista se forma igual ao outro, cada um tem seu estilo, sua identidade na moda, referências e seu próprio repertório. É por isso que eu sempre digo que há espaço para todos! Inclusive, cada um conquista um público diferente, pois uma noiva (madrinhas, formandas, debutantes, etc) também não é igual a outra. O estilista precisa ter percepção para entender o que sua cliente quer e transformar seu vestido em realidade, cada um com sua assinatura.

Carolina Dias é Consultora de Imagem e Estilo, Estilista e Designer de estamparia , atende mulheres de todo o Brasil através de seu Método de Consultoria Presencial e também Online inspirando-as a serem autênticas através de suas próprias essências! Também cria estampas para marcas femininas e para sua própria marca de peças de estamparia exclusiva, a Chocolateria. Criou esse blog para compartilhar inspirações e responder dúvidas que recebe, com a intenção de direcionar quem procura saber como se vestir nas mais variadas ocasiões.

 

 

Deixe seu comentário! :)