Simplesmente sou louca por rendas! Seja pontuada em looks casuais ou vestidos de festa, ela deixa qualquer visual mais maravilhoso. A renda surgiu no Oriente, chegou no Ocidente no séc 16 para vestir aristocratas e carrega portanto sofisticação em seu visual e DNA.
Geralmente é feita de linha mais grossa e por isso tem certo peso. Ela é toda vazada ou seja, não possui tule como base - o que particularmente acho que dá um efeito lindo na pele - e seus desenhos geralmente são florais. Algumas têm "bicos" em seu barrado possibilitando um trabalho diferenciado em acabamentos de barra ou mangas.
Vestido Carolina Dias Design
Costumo dizer que é uma renda com motivos em 'alto relevo', pois seus desenhos são feitos em um fio com leve brilho acetinado - que é o fio de soutache. Muitas inclusive já vem de fábrica com pedrarias e bordados por todo o desenho. Abaixo, um vestido de formanda que fizemos aqui no ateliê onde construímos todo o trabalho de bordado.
Vestido Carolina Dias Design
Levinha, delicada e de toque super macio. São produzidas - geralmente - na França, são leves e com infinitas possibilidades de desenhos.
Imagem: Style Me Pretty
O estilo dessa renda foi adaptado no Brasil por freiras européias, sua origem é Veneza e data do séc 16. A técnica se espalhou por gerações principalmente entre rendeiras do Nordeste. É principalmente feito à mão com desenhos únicos, destacando-se pela delicadeza e exclusividade. Atualmente a cidade de Cariri na Paraíba é o principal local de produção e exportação no país, contando com diversas associações de rendeiras.
Imagem: Fernanda Yamamoto SPFW- Inverno 2016
Essa sim é um super alto relevo. Pode ser em renda ou como o exemplo abaixo que é um tule bordado. Geralmente os motivos "saltam" do tecido passando uma aparência tridimensional e principalmente folhagens, florais, plumas, franjas etc, trazem dramaticidade para esse estilo de renda.
Imagem: Etsy
Não podemos classificar como renda, mas seu uso e adequação em vestidos é parecido. Coloquei no post para que seja prático diferenciar uma coisa da outra. Aqui temos uma base de tule e diversos trabalhos de pedrarias bordados que podem ser florais, arabescos ou abstratos que enfeitam toda sua extensão.
Vestido Carolina Dias Design
Imagem Capa: Givenchy Alta Costura Inveno 2011
Carolina Dias é Consultora de Imagem e Estilo, formada pela escola francesa Ecole Supérieure de Relooking, também é Estilista e Designer de estamparia, atende mulheres de todo o Brasil através de seu Método de Consultoria Presencial e também Online inspirando-as a serem autênticas através de suas próprias essências! Também cria estampas para marcas femininas e para sua própria marca de peças de estamparia exclusiva, a Chocolateria. Criou esse blog para compartilhar inspirações e responder dúvidas que recebe, com a intenção de direcionar quem procura saber como se vestir nas mais variadas ocasiões.