Carolina Dias
Carolina Dias
Sou Consultora de Imagem e Estilo, Estilista e Designer de Moda e Estamparia e há alguns anos criei uma marca de roupas românticas e casuais, a Chocolateria, [...]
Conheça
01 DE novembro DE 2017

Como Desenvolvo Estampas para Moda

Como nasce uma estampa para moda?! Será que existe uma fórmula de processo criativo? Não mesmo! Para cada coleção e para cada inspiração existe um jeito de fazer e todos estão corretos. Vou contar um pouco como desenvolvo as estampas que crio para a Chocolateria.

Inspiração

Tudo começa pela inspiração e ela é realmente um mistério. Não dá pra definir de onde e quando ela vem. Às vezes já tenho o tema de coleção pronto na mente, e às vezes crio uma coleção inteira a partir de uma única estampa. Durante a pesquisa de 'tendências' (pra mim ela funciona apenas como norte de cores e materiais) costumo selecionar algumas cores, mas tudo bem livremente pois sei que na construção da estampa são feitos vários testes e tudo pode mudar.

Online X Offline

Há um tempo atrás minhas estampas eram totalmente digitais, isso significa que elas eram criadas diretamente no computador em softwares especializados e depois impressas na roupa. De uns anos pra cá comecei a misturar estampas feitas "offline" que é um processo no qual me identifico bastante. A estampa é desenhada no papel, feita com os mais diversos tipos de materiais, gosto por exemplo de misturar caneta, lápis e tinta. Depois desse processo é que levo o desenho para os softwares onde eles viram estampas. 

A foto abaixo é de uma das mesas de trabalho aqui do ateliê onde vocês podem visualizar diversos elementos que depois se transformaram em estamparia.

O desenho abaixo são elementos desta coleção. Tudo começou com esse casal de passarinhos na cor azul e rosa, depois veio o bouquet de flores e quando percebi que faltava algo criei a "peninha".

O legal é que todas as estampas desta coleção nasceram no papel, foram desenhadas a mão em aquarela + lápis de cor. Em seguida, digitalizadas e aí o trabalho gráfico começou! Depois do desenho virar estampa ele foi impresso nos tecidos mais gostosos e adequados em toque, conforto e usabilidade pra que o melhor resultado chegue até você através de uma roupa linda feita com todo carinho.

Antigamente os tecidos que podiam receber estampas eram um pouco ásperos. Atualmente muita coisa mudou, e um exemplo é a malha abaixo na qual confeccionamos esse macaquinho. Ela é inacreditavelmente macia!

Outro estilo de tecido que atualmente é "estampável" é a mistura de algodão com poliéster desse conjunto abaixo; tem o conforto do algodão e a praticidade do poliéster que deixa a peça muito mais fácil de passar (e não fica amarrotando!).

Na loja online você pode comprar as peças separadamente.

Como disse nesse post aqui, cada estilista/designer possui suas próprias referência e repertório. É por isso que acredito que com a estamparia autoral é possível criar um produto muito especial e único.

Loja Online

É só acessar o endereço chocolateria.store ou através da link SHOP no menu deste blog! :)

 

>> Procura um designer de estampas? Posso te ajudar em seu projeto! Fale comigo: contato@amordevestido.com.br

Carolina Dias é Consultora de Imagem e Estilo, Estilista e Designer de estamparia , atende mulheres de todo o Brasil através de seu Método de Consultoria Presencial e também Online inspirando-as a serem autênticas através de suas próprias essências! Também cria estampas para marcas femininas e para sua própria marca de peças de estamparia exclusiva, a Chocolateria. Criou esse blog para compartilhar inspirações e responder dúvidas que recebe, com a intenção de direcionar quem procura saber como se vestir nas mais variadas ocasiões.

 

 

Deixe seu comentário! :)